Sites Grátis no Comunidades.net
Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!

Rating: 2.9/5 (441 votos)




ONLINE
2









A BIBLIA SAGRADA
Estante teologica

QUINTA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2010

Livros Proféticos - O LIVRO DE JONAS

O LIVRO DE JONAS

O Nome de Jonas. 
Este nome significa "Pomba". A pomba é uma ave que simboliza paz e tranquilidade. O profeta (ou pregador) deve ser alguém que leva a mensagem de paz aos outros e que lamenta sobre os seus pecados e os pecados dos outros. Não foi isso que Jonas fez. Ele queria que Deus acabasse com este povo de Nínive.

Autor do Livro. 
Diz em 1:1 que é Jonas. Este livro foi autenticado por Jesus Cristo em Mateus 12:39-41. Jonas era homem de verdade. II Reis 14:25.

Data do Livro. 
Jonas era comtemporâneo de Obadias. Jonas era profeta de Israel. 862 a. C.

Fato ou Ficção? 
Os críticos liberais da Bíblia duvidam que os eventos que estão relatados são verdadeiros. Dizem eles que é impossível que uma baleia engola um homem. No livro de Jonas diz que era um grande peixe, mas no Novo Testamento diz que era uma baleia. Porque esta diferença? No livro de Jonas a palavra é traduzida "grande peixe" (1:17). No livro de Mateus 12:40 a palavra é traduzida "baleia". Esta palavra (baleia) em Mateus significa na língua original do Novo Testamento (grego) também grande peixe. Então assim sabemos não é nenhuma contradição entre Jonas e Mateus. Qual tipo de peixe era? A Bíblia não diz e ninguëm pode dizer com certeza. Jonas 1:17 diz que foi um grande peixe que o Senhor "preparou" para engolir Jonas. Qual tipo de peixe que seja que for, foi um peixe preparado pelo Senhor para este fim. O criador pode fazer isto?

Alguns dizem que uma baleia não pode engolir um homem. Dizem eles que a garganta da baleia é muito estreita e pequena para isso. Mas, há casos registrados de uma baleia engolir homens. Estes são casos autenticados e registrados que ninguém pode negar. Estas mesmas pessoas também negam outros milagres que a Bíblia relata. E os outros milagres da Bíblia que são maiores do que este? O problema não é que uma baleia não pode engolir um homem, é que alguns não querem aceitar a Bíblia como a Palavra de Deus infalível.

Esboço do Livro. 
1. Jonas e a Tempestade. Cap. 1. 
2. Jonas e o Peixe. Cap.2. 
3. Jonas e a Cidade de Nínive. Cap. 3. 
4. Jonas e o Senhor. Cap.4.

Observações. 
1. Porque Jonas fugiu da face de Deus, em vez de fazer sua vontade de pregar ao povo de Nínive? A resposta fica em 4:2. Jonas não quis que o povo se arrependesse do seu pecado fosse salvo. Não quis que Deus perdoasse Nínive. Queria que fosse destruído. Em vez de pregar para este povo com o fim de que eles se arrependessem, ele estava preparado de deixar de ser profeta e fugir de Deus. Porque? Porque já foi profetizado que este povo (Assíria) ia conquistar Israel e levar cativo com muita crueldade. As crueldades deles eram conhecidas, e eram horríveis e incríveis. O tratamento deles dos seus cativos era uma coisa além da crueldade. 
2. A fuga de Jonas era uma renunciação de ser profeta. Ele foi mandado por Deus para pregar a Nínive, que fica para o leste de Jerusalém, e Jonas fugiu de navio para Tarsis (Espanha) que fica (longe) para o oeste de Jerusalém. Ele foi na outra direção tentando fugir da vontade de Deus. 
3. Por isso Deus mandou a tempestade corrigir Jonas. Jonas sabia que a tempestade houve por causa dele (1:12). Depois de ser lançado no mar, o mar acalmou-se (1:13-15). 
4. O peixe era a salvação de Jonas, ia morrer no mar. No peixe ele reconheceu o seu erro. (2:9). 
(1). Nínive era muito grande. Era três dias de viagem para atravessá-la (40 quilômetros, 3:3). A cidade foi cercado de um muro que podiam andar três carros de seis cavalos, um ao lado do outro. A população dela era mais de um milhão de pessoas (4:1). 
(2). Esta cidade se arrependeu ouvindo a pregação de Jonas. 
(3). Este arrependimento desagradou (e irou) extremamente a Jonas (4:1). Parece que Jonas ainda teve esperança da destruição de Nínive (4:4-5). Observe a aboboreira, verme e vento preparados pelo Senhor. Jonas ficou mais triste por causa da morte da aboboreira, do que com a destruição de Nínive 4:7-9). Por isso o Senhor repreendeu Jonas (4:10-11).


Autor: David Alfred Zuhars, Jr., Pr 
Fonte: www.obreiroaprovado.com

1 comentários:

Anônimo disse...

QUAL E EXPLICAÇÃO DA ABOBOEIRA..PRA PREGAÇÃO..??

Postar um comentário

 

 

Links para esta postagem

 
Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net