Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 2.7/5 (1136 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página


Livros Teologicos
Livros Teologicos

SEITAS E HERESIAS - Valter José

Créditos: Valter José

 

Para uma melhor compreensão do que são seitas, em primeiro lugar, veremos qual a diferença entre "seita" e "heresia".

Podemos afirmar que, um herege (o que comete uma heresia) é um cristão professo que está errado com relação a alguma verdade particular. As seitas porém, não são absolutamente cristãs, são na verdade contrafações do cristianismo".

Falando num sentido mais simplificado, seita é a "devoção a uma pessoa ou coisa particular, dedicada por um grupo de adeptos".

Entretanto, as seitas, em sua maior parte, são o produto final das heresias, ou seja, o resultado da fermentação herética na massa da igreja.

É importante destacar que, nem toda heresia culmina na formação de uma seita, mas toda seita possui em seu conteúdo doutrinário elementos heréticos.


DOWNLOAD

 

TEOLOGIA PASTORAL - Valter José

 

Créditos: Valter José

 

Teologia Pastoral, é a ciência da obra pastoral. A matéria trata da edificação da Igreja.


DOWNLOAD

 

TEOLOGIA SISTEMÁTICA - Valter José

Créditos: Valter José

Teologia é palavra de origem grega que significa discurso ou tratado a respeito de Deus.

Deus é um ser pessoal, auto existente, que é a origem de todas as coisas e que transcende a criação inteira, mas ao mesmo tempo e imanente em cada parte da criação.

A aceitação da existência de Deus deve ser feita pela fé e esta fé se baseia numa informação confiável. Não se pode demonstrar a existência de Deus por meio de uma argumentação racional.

Pela fé o cristão aceita a verdade da existência de Deus. Esta fé não é cega, mas está embasada em provas:


 

 

 

DOWNLOAD

 

NOVO TESTAMENTO 1 - Valter José

Créditos: Valter José

 

Pouco sabemos acerca da pessoa de Mateus. Foi convocado por Cristo para seguí-lo, (Mt 9:9). Era publicano e coletor de impostos. Como tal, provavelmente era desprezado pelos judeus, pois estes não concordavam que pessoas de sua própria raça servissem aos romanos, como seus funcionários.


DOWNLOAD

 

NOVO TESTAMENTO 2 - Valter José

 

Créditos: Valter José

 

Carta escrita pelo Apóstolo Paulo em 56 d.C., destinada aos irmãos em Corinto, cidade portuária e um rico centro comercial. Essa cidade possuía uma grande população de gregos, romanos e orientais. Tinha como orgulho o imoral templo de Afrodite, com suas 1.000 prostitutas. Entretanto, o Apóstolo Paulo é o primeiro a levar o Evangelho a seus habitantes em sua segunda viagem missionária (50 d.C.).


 

DOWNLOAD

 

MISSIOLOGIA - Valter José

Créditos: Valter José

 

Missiologia: é a ciência que tem por objetivo o estudo da grande comissão dada por Cristo Jesus em sua Igreja. A missiologia dedica-se, principalmente, ao caráter transcultural da tarefa evangelizadora. É o estudo da obra missionária ordenada por Jesus Cristo aos seus discípulos, no sentido nacional e transcultural (MT. 28. 19 / MC 16. 15 / AT 1. 8).


DOWNLOAD

 

INTRODUÇÃO BIBLICA - Valter José

 

Créditos: Valter José

 

A estes escritos sagrados, ou oráculos, que assim vieram até nós, por meio dos judeus, chamamos Bíblia, a Escritura é a Palavra de Deus.

A palavra Bíblia é derivada do Grego e significa: os livros. Portanto, não se trata de um título errado, embora "o livro" – pois é um livro completo – seja o termo mais correto. Lemos acerca do rolo do livro nos Salmos 40.6-7 e em Hebreus 10.7.

A palavra Escrituras é um título derivado do latim e significa: "os escritos". Esse é um termo simples e correto. Em Daniel 10.21 lemos das Escrituras da Verdade. Em Oséias 8.12 Deus declara: “Escrevi para eles as muitas coisas da minha Lei, ou seja, parte de um todo, como foi com os dez mandamentos".


DOWNLOAD

 

HOMILÉTICA - Valter José

Créditos: Valter José

 

Homilética: Eloqüência de púlpito, de cátedra; arte de pregar sermões, não se abstendo do aprimoramento das habilidades da oratória. É a ciência que ensina os princípios fundamentais dos discursos em público. O dicionário Silveira Bueno define a homilética como: Explicações religiosas para o povo.

Termo derivado do grego omiletiké, que de forma bem simples, significa: a arte de pregar sermões religiosos em estilo familiar.


DOWNLOAD

 

ESCATOLOGIA - Valter José

Créditos: Valter José

 

O livro de Apocalipse é um livro de revelações feitas por Jesus. Os capítulos quarto e quinto são preparatórios para o desenvolvimento destas revelações. Eles fornecem uma visão acerca do trono de Deus, o Alfa e o Omega e mostra o "Livro selado", cujos selos começam a ser abertos no sexto capítulo. Cristo é o único que tem poder e autoridade para abrir os selos, Ap.5:4-9.


DOWNLOAD

 

TIPOLOGIA - Valter José

 

Créditos: Valter José

 

A tipologia é o estudo de figuras e símbolos bíblicos, especialmente de cerimônias e ordenanças do Antigo Testamento, que prefiguram a Dispensação da Graça: “as cousas celestes”.

Um tipo é uma semelhança divinamente ordenada, pela qual as pessoas, objetos e eventos celestiais são demostrados pelo terrestre. Porém, para que uma coisa constitua tipo de outra, a primeira não só deve ter uma semelhança à segunda, mas na sua instituição original, deve ter sido determinado que tivesse esta semelhança (Marsh). “É aquilo que produz fé como modelo, como símbolo e exemplar”.

Um antítipo é aquela coisa celestial ou realidade prefigurada pelo tipo. “É uma figura que representa outra”.


DOWNLOAD

 

HISTÓRIA DA IGREJA - Valter José

 

Créditos: Valter José

 

Falta-nos material para compor uma biografia de Jesus comparável à que se poderia escrever de alguém, que tenha vivido nos tempos modernos.


DOWNLOAD

 

HERMENÊUTICA - Valter José

Créditos: Valter José

A hermenêutica é uma das ciências que o pregador deve conhecer de primeira mão. Infelizmente, porém, há pregadores que não a conhecem siquer de nome! O dicionário comum a define como sendo a “Arte de Interpretar Textos”. Porém, a hermenêutica, objeto deste trabalho, é a “parte da teologia exegética”, ou seja, a que trata da reta inteligência e interpretação das Escrituras bíblicas. O termo vem do Grego: "hermenevein", que significa interpretar.


DOWNLOAD

 

GEOGRAFIA BIBLICA - Valter José

 

Créditos: Valter José

 

Geografia bíblica é a parte da geografia geral que tem por objetivo o conhecimento das diferentes áreas da superfície da terra relacionadas com a Bíblia.


DOWNLOAD

 

EBD e DISCIPULADO - Valter José

Créditos: Valter José

Discipular, ou fazer discípulo, é cumprir a risca aquilo que o Mestre Jesus nos ensinou: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt. 28. 19).

 

DOWNLOAD

 

ANT. TESTAMENTO 1 - Valter José

Créditos: Valter José

Cada exemplar das Escrituras inicia-se com o Pentateuco, que são os cinco primeiros livros da Bíblia. Os judeus chamam-no “a Lei” ou “Torá”.

É provável que o Pentateuco originalmente fosse apenas um livro, dividido em cinco capítulos, que correspondem do livro de Gêneses a Deuteronômio. A separação desses capítulos, que foram considerados como livro, é atribuída aos 72 tradutores de Alexandria. A tradução que ficou conhecida como Septuaginta.


DOWNLOAD

 

TEOLOGIA DA LIDERANÇA - Valter José

Créditos: Valter José

O que é ser um líder? Como liderar com eficácia? Quais os trabalhos primordiais de um líder? Como liderar com seriedade e, ao mesmo tempo, conquistar a simpatia e a admiração dos liderados? Qual o papel do líder a frente de uma Igreja, de um ministério ou de uma convenção?

São perguntas que surgem em torno da difícil liderança de um ministério, uma Igreja ou mesmo um departamento. Em meio a milhares de pastores, dirigentes de trabalhos, etc, percebe-se, verdadeiramente, a carência de lideres que atuem com eficiência.


DOWNLOAD

 

Teologia Sistemática - Charles Finney

Créditos: http://ebooksgospel.com.br

Quem lê a Teologia Sistemática de Charles Finney tem a impressão de estar diante de um Aristóteles ou de um Emanuel Kant. E não está de todo errado; ele foi um pensador de inigualáveis pendores. Com raríssima maestria, utilizou-se das ferramentas da filosofia, a fim de expor as verdades acerca do Deus Único e Verdadeiro. Eis por que Finney é considerado o maior teólogo desde os tempos apostólicos. O que muita gente não sabe, porém, é que esse gigante do pensamento foi um místico apaixonado pelo Senhor.

Finney era profundamente espiritual, mas jamais colocou a sua espiritualidade acima das Sagradas Escrituras. Toda a sua experiência passava necessariamente pelo crivo da Palavra de Deus. Em nada assemelhava-se aos místicos da Idade Média que se punham acima da Bíblia. Sua espiritualidade tinha equilíbrio, possuía moderação e era temperados pela sã doutrina. Não era fanático. Fervoroso de espírito, tinha um arrebatado amor pelas almas.

Antes de nos pormos a ler a Teologia Sistemática de Finney, tenhamos em mente os seguintes pontos:

A teologia de Finney não é meramente sistemática; é ampla; sua abrangência, às vezes, é surpreendente e desconcertante. Isto não significa que Finney seja especulativo; ele simplesmente não tem medo de levantar possibilidades. Neste sentido, foi muito mais ousado que Calvino.

A teologia de Finney não é dogmática; é amorosamente ortodoxa e bíblica; jamais se distancia da Palavra de Deus. Se não a entendemos de imediato é porque o autor, ao contrário de nós, sabia como entranhar-se nos mistérios divinos. Teria ele, em sua experiência pentecostal, ouvido coisas que ao comum dos mortais não é lícito referir?

A teologia de Finney não é calvinista nem arminianista; é bíblica. Ele fala da predestinação, da reprovação e da eleição com a liberdade que lhe propicia o Novo Testamento. É um pentecostal transitando com desenvoltura pelo terreno das maravilhosas verdades da salvação.

A teologia de Finney é acadêmica, mas não é hermética. É um genial pensador discorrendo sobre Deus. A linguagem é difícil, mas não intricada. O estilo é complexo, mas não indevassável. É uma obra que exige reflexão e paciência. Através desta obra, teremos condições de compreender melhor os mistérios de Deus e o seu plano redentivo.


DOWNLOAD

 

Teologia Sistemática - Louis Berkhof

 

A Teologia Sistemática de Louis Berkhof, após tantas edições seguidas, continua a servir os sérios estudantes de Teologia, numa declaração eloqüente a respeito do seu extraordinário valor.

 

Na verdade, outras publicações têm surgido na mesma área, mas nenhuma mostrou as qualidades que fizeram desta a Teologia Sistemática mais usada em nosso país.

É por isso com grande satisfação que a apresentamos aos seus leitores e pesquisadores, com a certeza de que novas gerações de estudiosos das Escrituras serão formados sob sua benéfica influência.

Louis Berkhof faleceu em 1957, com 83 anos. ele era um professor americano extraordinário e autor de 22 livros. Depois de dois pastorados, ele começou sua longa carreira como professor em Calvin Seminary, Grand Rapids, em 1906. ficou ali por 38 anos, dedicando seus talentos e imensos recursos de conhecimento ao preparo de homens para o ministério da Palavra de Deus. Sua Teologia Sistemática foi a sua magnum opus.


DOWNLOAD

 

Introdução à Teologia Sistemática - Vincent Cheung

 

Créditos: Monergismo

http://monergismo.com

 

Introdução à Teologia Sistemática, de Vincent Cheung, destaca-se pela ênfase na inter-relação das doutrinas bíblicas e por sua organização em uma progressão lógica, como na Confissão de Fé de Westminster. O autor aborda desde as pré-condições epistemológicas da cosmovisão cristã até a perseverança dos santos. Os três principais temas da obra são a infalibilidade das Escrituras, a soberania de Deus e a centralidade da mente, os quais estão divididos em partes que compreendem teologia, as Escrituras, Deus, homem, Cristo e salvação. Por tratar-se de uma introdução ao estudo de Teologia, como diz o próprio autor, não prende o leitor ao exame de minúcias e complexidades como o fazem alguns textos. O autor se propõe a orientar e a conduzir no estudo das doutrinas básicas da fé cristã e isso consegue de maneira adequada diante dos desafios do nosso tempo. “Nesta era de mentes teológicas atrofiadas, vendidas ao liberalismo e ao misticismo, só nos resta dar as boas-vindas a este livro (...) Boa leitura, portanto. Você poderá não concordar com Cheung em tudo, mas ele lhe estimulará a pensar e a defender a sua compreensão e as suas convicções – ou a modificá-las, quando sentir o peso da argumentação bíblica e assim for direcionado pelo soberano Espírito Santo de Deus.”

Solano Portela Escritor, tradutor e conferencista Sobre o autor Vincent Cheung é autor de mais de trinta livros e centenas de palestras sobre assuntos como teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmovisão bíblica como um sistema de pensamento abrangente e coerente, revelado por Deus na Escritura. Vincent Cheung reside em Boston com sua esposa Denise.

 

DOWNLOAD

 

 

Teologia Sistemática de Bavinck

Lançamento: Mazinho Rodrigues

 

Alguns têm dito que Bavinck foi mais um filósofo do que um teólogo. É verdade que sua filosofia exibe a disciplina do treinamento e da informação de um filósofo, mas o que ele queria ser antes de tudo era um teólogo Escriturístico.
É como Landehr disse: Assim como Calvino extraiu seus pensamentos da escritura, Bavinck também sempre se inclinou sobre a Escritura para extrair dela as suas idéias, e sempre foi guiado pela Escritura em sua sistematização de seus ensinos.
Além disso, em seu exercício teológico ele não era o espectador imparcial que observava descomprometidamente a realidade da religião. Em sua aula inaugural em Amsterdã, Religião e Teologia, ele disse:

Religião, o temor de Deus, deve ser o elemento que inspira e anima a investigação teológica. Isso deve marcar a cadência da ciência. O teólogo e uma pessoa que se esforça para falar sobre Deus.

Professar a teologia é fazer um trabalho santo. Isso é por si mesmo um serviço de culto, uma consagração da mente e do coração em honra ao Seu nome.

Aqueles que estão familiarizados com a história das Igrejas Reformadas da Holanda, saberão que entre os herdeiros da Afscheiding de 1834 e a Doleantie de 1886 não há nomes tão estimados quanto Abraham Kuyper e Hermann Bavinck.
Bavinck foi professor Titular de Teologia, na Universidade Livre de Amsterdã. Era o homem do conceito claro e precioso, com espírito caracteristicamente indutivo.
Alguns têm dito que Bavinck foi mais um filósofo do que um teólogo. É verdade que sua filosofia exibe a disciplina do treinamento e da informação de um filósofo, mas o que ele queria ser antes de tudo era um teólogo Escriturístico.
É como Landehr disse: Assim como Calvino extraiu seus pensamentos da escritura, Bavinck também sempre se inclinou sobre a Escritura para extrair dela as suas idéias, e sempre foi guiado pela Escritura em sua sistematização de seus ensinos.
Além disso, em seu exercício teológico ele não era o espectador imparcial que observava descomprometidamente a realidade da religião. Em sua aula inaugural em Amsterdã, Religião e Teologia, ele disse:

Autor: HERMANI BAVINCK
A1854-1921)
Bavinck pastoreou a Igreja Reformada em Franeker, foi Professor titular de Teologia Sistemática em Kampem e finalmente da Universidade Livre de Amsterdã.
Bavinck apresentou, através de sua pena, diversos assuntos da mais alta importância sobre: educação, ética, família, psicologia etc., sendo sua obra Reformeerd Dogmatics (Greformeerd Dogmatiek), segundo os críticos, a mais relevante.
Bavinck, na sua piedade e estilo de vida, influenciou muitos teólogos, holandeses e norte-americanos da linha reformada, entre eles Louis Berkhof.